O Portefólio Digital como Suporte à Aprendizagem

1) Breve Descrição do Processo de Criação do Blogue

A forma mais rápida de compreender a criação de um blogue é experimentando, as etapas para a sua criação são bastante acessíveis, basta seguir as orientações apresentadas no site. Por decisão do grupo optamos pelo uso do Blogger, uma vez que, já todas tivemos contacto com esta ferramenta e, desta forma, foi-nos facilitada a escolha. Passaremos, agora, a apresentar os passos que cumprimos no processo da criação deste blogue – Educação em Rede.

Para iniciar a sua construção “entramos” no site do Blogger, e seguimos os três passos indicados no Blogger para criar o blogue: 1. Criar uma conta; 2. Criar um nome para o blogue: e 3. Escolher um modelo do layout. As ferramentas de edição do Blogger são fáceis de utilizar e permitem desenhar facilmente uma página na Web.

No primeiro passo Criar uma Conta do Google é necessário preencher o formulário. Inserimos o endereço de e-mail (de uma conta já existente) bem como uma palavra passe que todas memorizássemos. Seguindo-se o preenchimento dos dados: nome usado para a contribuição para o blogue, para o nosso grupo – CEC (iniciais dos nosso nomes) bem como do aniversário (data do dia da sua criação – 9/03/2010. Para finalizar este ponto o grupo teve ainda de inserir a verificação pela utilização das palavras da imagem, bem como, aceitar os termos do serviço. Continuar…
 
 No segundo passo Atribua um nome ao seu Blogue, o grupo atribuiu o nome ao blogue “Educação em Rede”, esta decisão teve como base o nome da unidade curricular “Aprendizagem e Comunicação em Rede” e a junção com a base do mestrado Educação. O próximo ponto do processo é a inserção do endereço do blogue – http://educacao-em-rede.blogspot.com/. Continuar…
 
 
O último processo da criação do blogue é Seleccionar um Modelo, basta adicionar um dos modelos de layout apresentados pelo Blogger. Continuar…
 
 
 

O blogue está criado :)


2) Dificuldades e Soluções Encontradas

Com a construção do blogue deparamo-nos com dificuldades que, do nosso ponto de vista, foram razoáveis e de fácil resolução. Inicialmente, estivemos em dúvida nos pormenores mais técnicos, nomeadamente, o design gráfico da página. Desta forma, pesquisamos vários modelos, acabando por encontrar aquele que nos cativou mais. De seguida, surgiu-nos outro “obstáculo”, de demasiada importância, que foi a escolha do nome para o nosso blogue. Pretendíamos escolher um nome sonante, que estivesse, de igual modo, relacionado com esta unidade curricular e que fosse uma espécie de explicitação do desenvolvimento dos trabalhos realizados neste blogue. Desta forma, e depois de várias tentativas e muita ponderação, escolhemos o nome “Educação em Rede”, que interpretamos como sendo a síntese de todos os acontecimentos e práticas realizadas num contexto de Aprendizagem e Comunicação em Rede.

3) O Potencial da Blogosfera

 
A Blogosfera insere-se num processo evolutivo, que acompanhou grandes acontecimentos históricos e sociais e que, através da criação do Blogger, veio revolucionar a Web e transformar a vida dos cidadãos. Actualmente, os blogues fazem parte do quotidiano de milhões de pessoas, que os criam como forma de promover uma mistura de página pessoal, fórum, comentários, pensamentos e reflexões, incutindo no seu autor a liberdade de escolher o que quer ou não escrever e promovendo a sua participação e interacção com outras comunidades online, tendo em comum uma partilha de afinidades e interesses mútuos.
A Blogosfera torna-se um meio muito importante de ensino e aprendizagem e poderá tornar-se num suporte para a partilha de informação, para o envolvimento na construção colaborativa das aprendizagens online e para a criação de novo conhecimento. O espaço da Blogosfera cresce a um ritmo estonteante, atraindo cada vez mais possíveis utilizadores e transmitindo informação a todo o instante. No entanto, cabe ao utilizador fazer a selecção no meio deste vasto número de informação existente. Na actualidade é cada vez mais necessário adoptar uma postura crítica perante a informação que todos os dias chega até nós no mundo de partilha virtual da blogosfera.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "O Portefólio Digital como Suporte à Aprendizagem"

Enviar um comentário