Comunicação em Rede

Existem duas formas de serviços de comunicação que permitem que a Educação a Distância seja possível, nomeadamente, comunicação assíncrona e comunicação síncrona. 
Na comunicação assíncrona há um desfasamento temporal entre o momento em que se recebe e aquele em que é enviado. Exemplos de serviços de comunicação assíncrona:
  • Correio Electrónico;
  • Fóruns ou Quadros de Discussão.
No caso do correio electrónico, via-email, é possível uma preparação prévia do conteúdo que vamos enviar, temos sempre a hipótese de pensar bem no que vamos dizer na mensagem antes do clic para enviar. Este têm ainda como uma das principais vantagens, poder enviar não só para um, como para vários utilizadores e o conteúdo da mensagem pode ser o mais variado, sendo sempre privado. Nos fóruns podem-se desenvolver a discussão de temas ou textos, sendo este um importante espaço de contacto social entre todos os participantes. Em relação ao quadro de discussão este é uma essencial ferramenta do modelo e-learning, permitindo a realização das actividades de estudo, permite a possibilidade de reflexão e investigação antes de fazermos o envio da mensagem. Funciona como um repositório de tudo o que foi feito ao longo da formação/aula. Na comunicação síncrona, há uma comunicação directa no mesmo espaço de tempo, não existe o desfasamento temporal, como na comunicação assíncrona. Exemplos de serviços de comunicação síncrona:
  • Serviços de comunicação on-line (chats, mensseger, etc.)
  • VoIP;
  • Áudio ou videoconfêrencia;
  • Partilha de aplicações;
  • Partilha de quadros brancos.
A comunicação síncrona por texto favorecem as intervenções espontâneas dos utilizadores e dos utilizadores que apresentam maior destreza a utilizar o teclado. Quanto a comunicação é direccionada para pequenos grupos pode-se originar um espaço muito rico em termos de trocas de opiniões, havendo uma maior relação de proximidade. Mas existem desvantagens neste processo de comunicação, devido a rapidez de resposta não há uma reflexão no que é escrito ou dito. No caso de serem vários utilizadores ao mesmo tempo a troca de informação acaba por tornar-se caótica, os utilizadores acabam por não conseguir responder a tudo. O facto de ter de existir a presença dos dois ao mesmo tempo na conversação torna muito difícil a gestão do tempo, porque cada um tem as suas rotinas.
Cada um destes serviços de comunicação têm as suas particularidades, mas o mais importante em Educação a Distância é que podem ser utilizados todos os serviços de acordo com o que é melhor para os utilizadores.

Referência Bibliografica:
GOMES, M. J. (2004). Serviços de Comunicação: Síncrona e Assíncrona.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Comunicação em Rede"

Enviar um comentário