Multiliteracias e Identidade

Carla Gomes

Sinopse: Este pretende ser o resultado de uma reflexão sobre mim mesma, que procurei transmitir neste pequeno vídeo. Esta foi uma oportunidade de realizar um vídeo identitário que me permitiu, numa primeira instância, ter contacto com uma ferramenta informática com a qual nunca tinha trabalhado, e, por outro lado, também representou um desafio na medida em que nunca me tinha defrontado com a dificuldade de transmitir aos outros quem sou em apenas um minuto... espero que esteja à altura deste desafio e que gostem!!!



      

Aspectos positivos: Com este trabalho tive a oportunidade de superar um novo desafio, no que toca à ferramenta informática que utilizei para a realização do mesmo, uma vez que foi a primeira vez que tive contacto com esta. Penso que foi bastante interessante pois pus à prova algumas das minhas capacidades, por isso, considero uma aposta ganha!

 
Aspectos negativos: Penso que a principal dificuldade que senti na realização deste vídeo foi o facto de ter apenas um minuto para transmitir aquilo que represento e como me vejo como pessoa (apresentação, gostos, hobbies……). Por outro lado, uma vez que a filmagem foi efectuada com uma câmara fotográfica, tive de ter cuidados redobrados ao tratar o som para que ficasse perceptível, aspecto que exigiu alguma atenção.

 
Reflexão crítica: Com a realização deste video identitário considero ter aprendido bastante, no que respeita à execução do vídeo e também à reflexão que foi necessário fazer antes de o realizar. Foi uma boa oportunidade de exprimentar uma ferramenta que não conhecia e, por outro lado, foi interessante reflectir na forma como me vejo/sinto e como o devo transmitir aos outros...Tornou-se uma experiência bastante positiva!


Cláudia Mota

Sinopse: Este vídeo representa um minuto da minha vida: as minhas características principais, as pessoas que fazem parte da minha vida e que eu valorizo, os passatempos que me fazem sentir bem, os lugares que eu gosto, os acontecimentos importantes, nomeadamente no meu percurso académico…enfim…é um misto de emoções e sentimentos, num só minuto!




    

Aspectos positivos: Explorar e melhorar técnicas relacionadas com o uso da câmara e dos programas informáticos relacionados com a construção do vídeo; hipótese de atenuar a timidez de estar em frente a uma câmara.

Aspectos negativos: Dificuldade em gerir o tempo na gravação; sensação que muito ficou por dizer, tendo em conta o tempo ter sido muito reduzido.
Reflexão crítica: É importante, através destas actividades, desenvolver capacidades relacionadas com a tecnologia e com o uso de uma câmara de filmar ou fotográfica (como foi o caso), aperfeiçoando as técnicas próprias. O desenvolvimento de um vídeo identitário permitiu dar-me a conhecer melhor aos outros e vice-versa, acabando por ser uma forma de comunicação e interacção entre a turma. Desta forma, poderá tornar-se uma ferramenta útil para o desenvolvimento futuro de actividades que tenham como finalidade criar contextos educativos/formativos, daí ser um grande potencial a ser utilizado por mim, enquanto educadora.


Eduarda Silva

Sinopse:O vídeo “A minha herança num minuto” retrata, em breves linhas, um percurso pela freguesia de Taíde, a terra onde moro. Este nasce com a oportunidade de realização de um vídeo identitário no âmbito da unidade curricular Aprendizagem e Comunicação em Rede e, pretende transmitir o sentido com que percepciono a minha herança cultural. Durante um minuto são apresentados diferentes locais do património cultural e natural desta freguesia, bem como pequenos dados característicos dos locais mais relevantes, que pretendem dar uma visão geral das suas características mais próprias. No final é apresentada uma vista total do concelho da Póvoa de Lanhoso, que representa a sua beleza natural deste território.


       

Aspectos Positivos
Esta oportunidade de criar um vídeo, que surgiu pela proposta da docente da unidade curricular, foi importante no sentido de recordar os meus conhecimentos sobre as novas ferramentas de informação e tecnologia. O trabalho em programas específicos de realização/produção de produtos com fins comunicacionais são, para mim, muito fascinantes e até um vício. O Movie Maker é um programa de fácil acesso e utilização, desta forma, deixa espaço para uma criação mais dinâmica. Ou seja, como não há preocupação em não conseguir chegar ao ponto pretendido pela dificuldade em administrar as tecnologias, abre um maior espaço à criatividade. Ressalto, ainda, um factor muito positivo na realização deste filme, que foi a possibilidade de conjugar o trabalho sobre o vídeo a um passeio pela freguesia e pelo concelho.

Aspectos negativos
Na minha opinião, não há muito que eu possa salientar como aspecto negativo. Existe apenas uma limitação que eu quero sublinhar, nomeadamente, o facto de o vídeo ter apenas um minuto. Esta foi sem qualquer dúvida a maior dificuldade com que me deparei, seleccionar as imagens certas com o texto adequado e cumprir esses dois pontos essenciais nesse determinado período do tempo foi uma verdadeira ginástica e, ainda assim, ultrapassei essa indicação.

Reflexão Crítica
O vídeo identitário representou uma oportunidade de recordar e desenvolver as minhas competências ao nível da ferramenta Movie Maker e das tecnologias da informação e comunicação. Para mim, a realização de tudo que envolve o planeamento e a execução de um filme capta a minha atenção. É no pormenor de cada imagem, som e texto que se constrói a magnitude do filme e, por isso, tudo tem de ser planeado antes de partir para a acção. Apesar de não ser a primeira vez que trabalho com este programa, nunca tinha perspectivado a construção de um vídeo através do guião, do planeamento minuciosamente. Constato perante esta reflexão que esta experiência foi positiva, aprendi algo novo e diverti-me a fazê-lo, por estas razões, é uma experiência a repetir.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Multiliteracias e Identidade"

Enviar um comentário